segunda-feira, 20 de junho de 2011

Números da Tecnologia no Brasil e no Mundo

- Analisando gráfico e cálculos estatísticos através de coletas de dados, fontes como a do Departamento de Pesquisas Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (Upan em inglês) concluímos que: O Brasil foi da 45 para a 61 posição no rank mundial de inclusão digital.O Brasil caiu 16 posições em relação ao ano de 2006 para o ano de 2010. O nosso país está na ocupa a posição 22 posição na escala. A liderança está por conta da Coréia do Sul em primeiro lugar, do Japão em Segundo e da China em terceiro, respectivamente a Inglaterra, Dinamarca e Holanda. Na América Latina o Brasil fica atrás de países visinhos como a Argentina, Chile, Venezuela, Uruguai e México.
Dentro dessa perspectiva o Brasil vem buscando desenvolver ações diversas, visando à inclusão digital como parte da visão de sociedade inclusiva. Desde que entrou em prática, no final de novembro de 2009, o projeto de inclusão digital do governo federal, Computador para Todos. Projeto Cidadão Conectado registrou mais de 19 mil máquinas financiadas até meados de janeiro. Em novembro de 2009 o governo federal efetuou um projeto de Inclusão Digital em todo o território nacional. A idéia é reunir R$ 75 bilhões em investimentos públicos e privados nas redes de telefonia até 2014 e levar banda larga de pelo menos 1 Mbps a todos os municípios brasileiros por preços acessíveis pelas populações de baixa renda.Assim aumentará 50% a acessibilidade á informática, democratizando o acesso para todos os brasileiros.Porém, o congresso federal ainda não aprovou o orçamento para investir no projeto.
De todo o projeto brasileiro de Inclusão Digital, menos de 2% da meta foi realizada. Ao mesmo tempo que o mercado nacional é o 4 maior mercado mundial em evolução . Será o terceiro até 2020. É um dos mercados que mais cresce no Brasil e no Mundo, os brasileiro são os 4 maiores consumidores de computadores em todo o globo.
O gráfico estatístico abaixo representa o número de computadores em uso no Brasil e no Mundo.


Conheça LIbre-Office - o Office gratuito

4.4 LibreOffice
           O LibreOffice é uma alternativa livre, gratuita e em português ao Microsoft Office. Possui um editor de texto, de planilha, de apresentação de slides, de desenhos, de banco de dados e de fórmulas matemáticas. Abaixo segue descrição mais detalhada de cada um desses componentes:
  • Writer – É um editor de texto correspondente ao Microsoft Word, não devendo quase nada comparado a este ultimo. Com o Writer podemos desenvolver envelopes, cabeçalhos, sumários, entre muitas outras coisas. Ele suporta os seguintes formatos: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT.
  • Calc – Ao contrário do que podemos pensar a primeira vista, esse componente não vem a ser um aplicativo para somente execução de cálculos, além de poder prover as funcionalidades de uma calculadora, também nos permite trabalhar com tabelas e planilhas de forma muito eficiente, inclusive com a inserção de fórmulas, deixando o nosso projeto completamente intuitivo. Suporta os formatos: ODS, OTS, SXC, STC, DIF, DBF, XLS (Excel), XLSX (Excel 2007), SLT, SDC, VOR, SLK, CSV, HTML, XML, PXL e UOS.
  • Impress – Similar ao Microsoft PowerPoint. Possibilita o desenvolvimento de slides com inserção de figuras, personalização de plano de fundo, edição de cartazes, etc. Suporta os seguintes formatos: ODP, OTP, SXI, STI, PPT (PowerPoint), PPTX (PowerPoint 2007), POT, SXD, DAS, SDD, VOR, UOP e ODG.
  • Base – Único componente que não se mostra tão eficiente quanto seu “concorrente”, o Microsoft Access. Apesar disso também permite a criação e a manipulação de banco de dados de maneira simples e eficaz. Além da criação, com este aplicativo também será possível editar e alterar os dados, executar ordenações, visualizar subconjuntos, gerar relatórios de diversos formatos possuindo um assistente dentro do programa somente para isso. Suporta o formato: ODB.
  • Draw – Diferentemente do Microsoft Office o LibreOffice também inclui esse componente para criar e editar desenhos, cartazes, etc. Suporta os formatos: ODG, OTG, SXD, STD, DAS, VOR, SDD e PDF.
  • Math – Possibilita o desenvolvimento de fórmulas matemáticas de forma simplificada. É um componente ideal para quem elabora provas, ou mesmo para a compressão do funcionamento dos cálculos matemáticos, nesse caso contribuindo muito com o ambiente escolar.

domingo, 19 de junho de 2011

Tecnologia em redes de computadores - Midias de transmissão

Boa noite. Hoje abordaremos o básico sobre midias de transmissão utilizadas para transportar dados de um ponto a outro.

CABO PAR TRANÇADO
É composto de 4 pares de fios de cobre trançados. Eles são trançados para evitar que a transmissão de dados não interfira (cause ruído) na transmissão dos outros fios. Abaixo segue uma figura desse cabo:
É o mais utilizado hoje em dia, devido ao seu custo (mais barato em comparação a outros tipos de cabos). Atinge velocidades de 10Mbps a 1Gbps. Para atingir velocidades de pelo menos 100Mbps serão utilizados dois pares do cabo, já se almejamos alcançar a casa dos Gigabit por segundo (Gbps) será necessário utilizar todos os quatro pares do cabo. Apesar de todas as qualidades ele possui algumas desvantagens:
  • Alcance limitado aos 100m 
  • Muito suscetível a ruídos (não blindados)
CABO COAXIAL
Muito utilizado em redes antigas e atualmente utilizado em tecnologias de TV e Internet a cabo. É um meio de transmissão que possui boas qualidades, tais quais:
  • Menos suscetível a ruídos
  • Alcança maiores distâncias que o próprio cabo de par trançado
  • Sua capa protetora não permite que chuvas atrapalhem a transmissão de dados
Com todas essas qualidades poderiamos pensar no porque de começar a abandonar a utilização de cabos coaxiais para redes se ele possui tantas vantagens. Ai entramos em suas desvantagens:
  • Velocidade baixa, menor que a de cabo par trançado
  • Maior custo
Cabo coaxial 
Em dias onde o tempo é a maior prioridade, preferimos, por exemplo, assistir a um video com pequenas falhas na transmissão no decorrer dele, do que ter que aguardar uma boa quantidade de tempo antes de rodar o vídeo, mesmo que dessa forma ele não apresente falha alguma, portanto fazendo do Cabo de Par Trançado a nossa escolha.


FIBRA ÓPTICA
A fibra ótica ou fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
 Vantagens:
  • Alcança altissimas velocidades
  • Não sofre ruídos, já que não os dados são transportados através de luz
Desvantagens
  • Preço muito alto
  • Muito frágil, não pode ser dobrada

MIDIAS DE TRANSMISSÃO SEM FIO
                                                                             Roteador sem fio Linksys
 Uma rede sem fio refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless. Abrange desde walkie-talkies (transmissão pequena distância) até satélites (transmissão longa distência). Assim como em redes cabeadas as redes sem fio também são classificadas de acordo com seu alcança sendo acrescido apenas a letra "W" na designação:
  • WLAN 
  • WMAN 
  • WWAN 
Vantagens:
  • Poupa espaço já que não utiliza cabos
  • Alcança locais inacessíveis a rede cabeada
  • Permite que você tenha acesso a seus dados em qualquer local que esteja
Desvantagens:
  • Tem maior risco de invasões, já que os sinais sem fio podem ser captados por hackers
  • Não abrange velocidades superiores as redes cabeadas 

Bem por hoje acabamos por aqui. Isso foi apenas o básico das midias de transmissão que foram e são utilizadas em redes de computador.

Tecnologia em redes de computadores - Redes LAN, MAN e WAN

Hoje abordaremos o básico sobre redes de computador de acordo com sua escalabilidade - LAN, MAN, WAN.

REDES LOCAIS (LAN)
Compreende um grupo relativamente pequeno de computadores conectados. Normalmente não ultrapassam alguns quilometros de extensão e fornecem serviços de transmissão de dados para uma entidade, como uma empresa ou Universidade.
Normalmente contida em um prédio ou Campus com velocidade de transmissão de Mbps ou Gbps.
Abaixo segue um video com várias imagens detalhando o conceito de uma LAN.

REDES AMPLAS (WAN)
Abrange diversas LAN's que podem estar espalhadas pelo mundo. Comumente utilizam comunicações para links ou satélites.
A velocidade de transmissão ronda as velocidades de Kbps ou Mbps.

LONGA DISTÂNCIA NO BRASIL

Após o cumprimento das metas de internacionalização, o mercado nacional de chamadas LDN e LDI mudou muito em relação à metade da década passada. A razão foi o fato das grandes operadoras passarem a oferecer serviços de telecomunicação fora de sua área de atuação. Tal “fenômeno” pode ser observado através do market share de 2004.

A Embratel ainda detém a maior parcela do market share, porém observa-se uma tendência para que o mercado seja distribuído pelas operadoras de telefonia fixa, principalmente pelo fato destas operadoras estarem mais próximas dos assinantes.

Outro fator relevante para esse mercado é que a partir de 2006 as autorizações dos serviços de STFC (Telefonia Fixa Comutada) incluem também os serviços de Longa Distância (LDN/LDI). Entretanto, prestar o serviço de STFC sempre implica cumprir as metas de qualidade definidas e os seus custos têm um enquadramento tributário bastante complexo.




REDES METROPOLITANAS
  (Metropolitan Area Network, ou rede metropolitana). É uma rede onde temos por exemplo, uma rede de farmácias, em uma cidade, onde todas acessam uma base de dados comum.
                                                                                Exemplo de uma rede WAN

 Esse foi o mais básico das características de tipos de escalabilidade de redes. Até a próxima.

Mais informações:
http://pt.kioskea.net/contents/initiation/types.php3

Tecnologia em Gerenciamento de redes - Desenvolvimento das redes

As tecnologias de redes de computadores baseiam-se em 3 modelos, são eles:
  • Computação Centralizada
  • Computação Distribuida
  • Computação Colaborativa
Além de existirem 3 modelos de tecnologias de redes de computadores, há também 2 modelos de computação que tem a função de categorizar o modo como os serviços de rede são fornecidos, são eles:
  • Cliente/Servidor
  • Cliente/Rede
Vamos agora detalhar um pouco mais sobre cada modelo de computação existente:

COMPUTAÇÃO CENTRALIZADA
Esse modelo atua com computadores de grande porte, os chamados MAINFRAMES (utilizados em enorme escala no inicio da era dos computadores e que agora volta a ser largamente utilizado nos dias atuais). Antigamente a inserção de dados era realizada por dispositivos chamados terminais. O terminal possui um teclado (dispositivo de entrada), alguns itens de hardware para comunicação, de modo que o Mainframe podia atender vários terminais remotos. O Mainframe fornece o armazenamento de todos os dados e as capacidades computacionais. O terminal é simplesmente um equipamento remoto de Entrada/Saída. Atualmente os mainframes são ligados ao computador com a ajuda de um "emulador de Mainframe" que é instalado no computador, como exemplo podemos citar o famoso Hercules http://www.hercules-390.org/

                                                                  Exemplo de Computação Centralizada


COMPUTAÇÃO DISTRIBUIDA
Aqui os computadores possuem suas próprias capacidades de processamento. Neste modelo o aplicativo é dividido em tarefas e cada uma dessas tarefas é atríbuida a uma máquina para realização do processamento. Os resultados desses processamentos podem ser então enviados como dados para outros computadores. Esse Modelo de computação não teve uma boa aceitação e em pougo tempo caiu em desuso.

                                                                             Exemplo de Computação Distribuida

COMPUTAÇÃO COLABORATIVA
Na computação colaborativa, conhecida também como processamento colaborativo é um tipo de computação distribuida com computadores ligados em rede que "colaboram" ao compartilhar capacidades de processamento. Neste modelo dois ou mais computadores podem compartilhar as mesmas tarefas.

COMPUTAÇÃO CLIENTE/SERVIDOR
Neste modelo, vários clientes (computadores, ou também chamados de "nós") estão conectados a um servidor, sendo:
  •  As capacidades de processamento são distribuidas pelas diversas máquinas
  • Os clientes solicitam serviços dos servidores
  • O servidor realiza parte do processamento para o cliente
  • Os aplicativos utilizados podem ser separados em um FRONT END (o que o usuário está vendo mas que é executado no servidor) e um BACK END (o que é executado no servidor).
Computação Cliente/Servidor
Neste modelo os seguintes itens podem ser utilizados:
  • Aplicativos independentes (que não estão ligados em rede), por exemplo, um documento de texto, uma planilha, etc.
  • Aplicativos de banco de dados, que forneça uma interface com o cliente
  • Correio eletrônico que utilize o servidor para compartilhar informações.
AS REDES ATUAIS
Compreendem os computadores e sistemas operacionais associados com todos os modelos de computação. As redes são comumente classificadas por tamanho (LAN, MAN, WAN) ou topologia (BARRAMENTO, ANEL, ESTRELA, etc.).

Conheça QIMO4Kids, o Linux feito especialmente para crianças



A cada dia mais as tecnologias estão fazendo parte do nosso dia-a-dia. A inclusão digital deixou de ser centrada apenas em pessoas de maior renda e apesar de ainda ser escassa em muitas regiões (mais um problema a ser pautado por governantes atuais), se apresenta em altissima escalabilidade em todos os setores, sejam eles tecnologicos ou não, pois´, atualmente, nem mesmo mercandinhos de bairros atuam sem algum sistema que facilite a gerência de seu negócio. E como era de se esperar, cada vez mais são necessários mais e mais profissionais que possuam a capacidade de atuar de forma eficiente com as tecnologias que dispomos. E então porque não fomentar o desejo de aprendizado das crianças também, ou mesmo que não queiram atuar com tecnologias, que ao menos tenham um entendimento básico (já que como dito anteriormente - a tecnologia é hoje imprescindivel), já que elas serão o futuro?
Linux Qimo, vem propor um Sistema Operacional totalmente voltado a crianças. Com diversos aplicativos voltados para a interação entre a máquina e a criança, é uma maneira muito intuitiva de passar novos conhecimentos aos pequenos. Ele é indicado para crianças de 03 anos ou mais, possuindo atividades mais simples como identificação de objetos até atividades um pouco mais complexas, como realização de calculos, por exemplo. O Sistema pode ser baixado via torrent pelo link qimo-2.0-desktop.iso que segundo o próprio site é uma das maneiras mais rápidas obte-lo, ou adquirir uma cópia em um cd através do link - http://on-disk.com/product_info.php/products_id/1054.
O Sistema Operacional Linux Qimo pode rodar diretamente via CD, bastando para isso ter uma cópia sua, grava-lo em um CD com o auxilio de algum software próprio para a feitura desse procedimento, como o CD Burner XP, que pode ser encontrado no site do baixaki pelo link http://www.baixaki.com.br/download/cdburnerxp.htm. Depois de gravado o CD colocamos o computador para dar boot por cd (procedimento que pode ser conferido no manual que acompanha seu computador), dessa forma o Sistema irá rodar sem que você necessite instalar algo em seu computador, ou seja, você pode roda-lo sem estar utilizando HD em sua máquina. Outro fato interessante desse sistema são os requisitos necessários para coloca-lo em funcionamento:
Processador de 400MHZ e 256MB de memória  via Live CD e 192MB de memória em 6GB de HD, caso queira realizar a instalação do sistema em seu HD.
Alguns aplicativos que acompanham o Qimo:

  • Gcompris
 Traduzido para mais de 50 idiomas, indicado para crianças de 02 a 10 anos, é um software completo que contempla matérias de geografia, matemática, português, etc., sendo dessa forma uma importante ferramenta no auxilio as disciplinas escolares das crianças.




  • TuxMath

TuxMath é um jogo que tem o objetivo de fazer as crianças resolverem calculos matemáticos "brincando". No jogo você controla um Pinguin - o famoso Tux, que tem por missão evitar que chamas acertem os iglus dos pinguins, cada chama que cai do céu contém um calculo matemático a ser solucionado, quando você acerta a resposta a chama é destruida. Pode ser um grande auxilliar do professor de matemática em aulas que os alunos possuam computadores.



Concluindo - Linux QIMO pode ser uma ótima opção para engajar crianças no mundo da informática, bem como ajuda-las em seu desenvolvimento educacional, preparando-as para as grandes exigências propostas pela sociedade de hoje.

Mais informações visite:
http://www.qimo4kids.com/ (em inglês)
http://gcompris.net/-pt-br-
http://www.baixaki.com.br/linux/download/qimo-linux.htm